Sobre

A “Para Onde?” é uma associação sem fins lucrativos que se formalizou no final do ano de 2016, após dois anos enquanto plataforma online informativa. Surgiu com o objetivo de criar espaços-tempo (a nível local, nacional e internacional) onde pessoas diferentes se juntem, se conheçam e cresçam comprometidas com um país e um mundo mais justos. Pessoas diferentes em idade, contexto sociocultural, nacionalidade e religião, unidas pelo mesmo objetivo.

Desta forma, exploramos como a empatia não só transforma as relações interpessoais, como também contribui para solucionar desafios globais como o preconceito, o conflito e a desigualdade. Temos muito orgulho nas metas que já conseguimos alcançar por isso, convidamos-te a ler os nossos relatórios de atividades: 2017, 2018 e 2019.

Em Portugal

Com a eterna missão de promover o voluntariado, cooperação e tolerância, fomentamos e mantemos projetos em Portugal e no Mundo. Para entender melhor o que fazemos a nível nacional, convidamos-te a ler o nosso separador sobre os Projetos Locais. Através de todas estas iniciativas, pretendemos que em Portugal se multipliquem as ocasiões de partilha e valorização da diversidade. Queremos promover a consciencialização, transformação social e entreajuda. Queremos que todos entendam que um país é tanto mais rico quanto maior for a sua diversidade cultural e social. E para isso trabalhamos (com gosto) diariamente!

sobre-ilustracao
sobre-ilustracao

No Mundo

Para além dos nossos projetos em Portugal, preparamos, apoiamos e acompanhamos voluntários em projetos em todos os continentes. Somos parceiros da maior rede de voluntariado internacional apoiada pela UNESCO – o Service Civil International (SCI), que luta há décadas pela cultura da paz através da cidadania ativa. Além desta rede, somos parceiros de várias associações, em vários países, de pequena dimensão e com necessidades de voluntários. Desde 2017, apoiámos mais de 660 voluntários em experiências de voluntariado internacional nas mais diversas áreas: educação, apoio comunitário, proteção ambiental e animal, saúde, empoderamento de mulheres, artes, desporto, apoio a migrantes e refugiados, etc. Vemos cada voluntário como uma semente de transformação social no Mundo. Para além de fomentarmos a sua imersão cultural e visão crítica do Mundo como um desafio comum, pretendemos que cada voluntário deixe o seu contributo na comunidade onde se insere, aprendendo também com todas as pessoas com quem se cruzará. Dada a complexidade das questões sociais atuais, celebramos as pequenas conquistas que todos nós, com a motivação e empenho certos, poderemos ter: “Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota.” (Madre Teresa de Calcutá). Para saberes mais sobre os nossos projetos de voluntariado internacional e juntares-te a esta grande família, clica aqui.

Quem somos

Fundadora

Inês Ferrão
×

A Inês licenciou-se em Serviço Social, especializou-se em gestão de voluntariado e é a responsável pela existência da Para Onde?. Foi nas suas viagens pelo mundo que se apercebeu das desigualdades sociais e, transformando a sua revolta em motivação, dedicou-se a vários projetos em Portugal, Espanha, Brasil e Itália, projetos juvenis, de desenvolvimento comunitário, apoio ao emprego e formação profissional. Atualmente ocupa o lugar de conselheira estratégica e acompanha de perto e com orgulho o crescimento desta família.

Voluntariado Internacional e Operações

Joana Pereira
Inês Cardial
×

Comecei a fazer voluntariado com 16 anos e desde então percebi a sua importância para a transformação do mundo. Licenciei-me em Serviço Social e foi na gestão de voluntários que encontrei o meu super-poder. É voluntária para a vida e já coordenou diversos projetos e voluntários nacionais e internacionais. É nas pessoas que acredito que está o verdadeiro potencial para transformar o mundo. A minha paixão pelo continente africano já me levou até S. Tomé, Moçambique e Cabo Verde. Gosto de viajar, conhecer e aprender com as pessoas, e sou fã de boas conversas recheadas de grandes gargalhadas!

×

Fui voluntária desde cedo e como gostava de números, apostei numa licenciatura em Gestão. Contudo, depressa descobri que queria utilizar as minhas competências para mudar o mundo. Fiz voluntariado internacional em Cabo Verde, algo que me transformou de forma intensa e que me levou a passar dois anos no país da morabeza, onde fiquei responsável pela receção de voluntários internacionais. Tenho vindo a abraçar diversos projetos e a Para Onde? é uma das minhas casas.

Voluntariado Local

Maria Almeida
Ana Margarida Frias
Milene Horta
Cátia Brito
×

Olá, o meu nome é Maria e sou formada em Gestão de Recursos Humanos, gosto de trabalhar com e para as pessoas. Desde cedo que descobri a paixão pelo voluntariado e, por isso, o meu percurso tem sido marcado por diversas experiências de voluntariado nacionais e internacionais. Através da Para Onde? vivi as aventuras mais bonitas e marcantes da minha vida. Junto-me a esta equipa com uma enorme vontade de fazer acontecer e de contribuir para a celebração da diversidade através do voluntariado!

×

Olá, sou a Ana e desde sempre que acredito que a partilha, seja ela material ou imaterial, é um dos gestos mais nobres. Partilha esta que pode começar com o nosso vizinho e ir até qualquer lugar do mundo. Acredito que é assim que conseguimos fazer a diferença, tenha esta mais ou menos impacto, e assim dar o primeiro passo para tornar o mundo um lugar mais justo e igualitário. É assim que encontro o meu lugar no voluntariado e quando surgiu a oportunidade de fazer a diferença na Para Onde? decidi agarrá-la. Gosto de novos lugares e daquilo que os torna peculiares e de conversas entre amigos com aroma a café.

×

Olá, chamo-me Milene, vivo em Olhão, sou licenciada em Gestão, mas sou apaixonada pelo serviço social. Em 2019, fiz voluntariado em Cabo Verde e foi uma experiência incrível, que me fez apaixonar ainda mais pelo voluntariado. Dinamizei em conjunto com os meus colegas atividades, e dei aulas de Ballet o que foi muito gratificante. Acredito que cada um de nós pode fazer a diferença no mundo e ter a oportunidade de integrar a equipa Para Onde? faz-me sentir que estou a contribuir para esse propósito todos os dias. Aprendi que para sermos felizes precisamos de muito pouco e que juntos vamos mais longe!

×

Olá, o meu nome é Cátia, e sou assistente social de formação, trabalhei na área de promoção e proteção de crianças e jovens. Cedo despertei para p mundo holístico, mas é em 2013 que descubro o meu propósito. Desde então tenho-me dedicado à busca do conhecimento e realizado formações em diferentes áreas terapêuticas e de desenvolvimento humano. Dedicada e apaixonada, movo-me pela compaixão e amor ao próximo, assim me junto à Para Onde?.

Relações Externas

Ammarah Monteiro
Clara Silva
Daniela Oliveira
×

Olá! Sou a Ammarah, tenho 20 anos e estou a licenciar-me em Gestão de Informação. Amo viajar, conhecer novas pessoas e colecionar experiências. Desde pequena que sei que é importante estarmos envolvidos em algo e que se lutarmos pelo que acreditamos podemos ser pessoas mais felizes! Todos nós podemos melhorar o mundo! Para transformar a vida de alguém, basta acreditar que pequenos gestos fazem a diferença. Espero contribuir para que a Para Onde? continue a ter um impacto positivo na vida de muitas pessoas.

×

Olá! O meu nome é Clara e o meu primeiro contacto com a Para Onde? surgiu em Junho de 2019 quando decidi rumar em direção à Guiné-Bissau num dos projetos de longa duração da associação. Esta experiência moldou aquilo que sou e fez de mim uma pessoa muito diferente daquilo que era antes de partir. Mas acima de tudo, mostrou-me que embora saibamos que não é possível mudar o mundo, é sempre possível fazer a diferença por mais pequena que seja! Vamos a isso?

×

Olá, chamo-me Daniela Oliveira, vivo na cidade de Braga e trabalho na área de Sistemas de Informação. O voluntariado já faz parte da minha vida desde os 18 anos. No ano de 2019 fiz voluntariado internacional na ilha de Santo Antão em Cabo Verde, que me fez acreditar que é possível arrancar sorrisos por onde passemos e desta forma ajudar o próximo por pouco que seja, pode fazer a diferença na sua vida.

Comunicação

Mariana Roque
Filipa Silva
×

Alô, o meu nome é Mariana e estou a licenciar-me em Marketing em Inglaterra. Em 2017, durante o meu GapYear, decidi ir para Cabo Verde com a Para Onde? e desde aí não os consegui largar! Foi uma experiência verdadeiramente transformadora que me fez crescer e aprender imenso em apenas um mês! Para mim, ficou mais do que provado o impacto de valores tão simples como a empatia, a aceitação pela diversidade e que a gratidão, têm no mundo! É com o intuito de continuar a espalhar estes valores através do voluntariado que me junto à equipa! Conto contigo para continuarmos a transformar o mundo num lugar melhor?

×

Olá, o meu nome é Filipa, mais conhecida por Pipas, sou designer de profissão, e apaixonada pela vida. Gosto de viajar, fotografar, pintar, entre muitos hobbies, estou sempre em busca de novas experiências e de ajudar o outro, e assim surge a minha participação voluntária na equipa da Para Onde?. Já passei por várias experiências profissionais desde atendimento ao público a dar aulas a crianças. Acredito que será uma oportunidade desafiadora e gratificante, contribuir para uma entidade que proporciona sorrisos aos outros.

Embaixadores Para Onde?

Se já participaste numa experiência de voluntariado internacional com a Para Onde, tens motivação e disponibilidade para representar a associação e queres fazer a diferença na tua comunidade, bem vindo à equipa! Queremos dar oportunidade aos nossos voluntários de poderem estar mais envolvidos e terem uma participação mais ativa nas suas comunidades. Fica a saber como é que podes desempenhar este papel e o que é que ganhas em ser nosso embaixador aqui.

Parceiros