Sobre

A “Para Onde?” é uma associação sem fins lucrativos que se formalizou no final do ano de 2016, após dois anos enquanto plataforma online informativa. Surgiu com o objetivo de criar espaços-tempo (a nível local, nacional e internacional) onde pessoas diferentes se juntem, se conheçam e cresçam comprometidas com um país e um mundo mais justos. Pessoas diferentes em idade, contexto sociocultural, nacionalidade e religião, unidas pelo mesmo objetivo.

Desta forma, exploramos como a empatia não só transforma as relações interpessoais, como também contribui para solucionar desafios globais como o preconceito, o conflito e a desigualdade. Temos muito orgulho nas metas que já conseguimos alcançar por isso, convidamos-te a ler os nossos relatórios de atividades: 2017, 2018 e 2019.

Em Portugal

Com a eterna missão de promover o voluntariado, cooperação e tolerância, fomentamos e mantemos projetos em Portugal e no Mundo. Para entender melhor o que fazemos a nível nacional, convidamos-te a ler o nosso separador sobre os Projetos Locais. Através de todas estas iniciativas, pretendemos que em Portugal se multipliquem as ocasiões de partilha e valorização da diversidade. Queremos promover a consciencialização, transformação social e entreajuda. Queremos que todos entendam que um país é tanto mais rico quanto maior for a sua diversidade cultural e social. E para isso trabalhamos (com gosto) diariamente!

sobre-ilustracao
sobre-ilustracao

No Mundo

Para além dos nossos projetos em Portugal, preparamos, apoiamos e acompanhamos voluntários em projetos em todos os continentes. Somos parceiros da maior rede de voluntariado internacional apoiada pela UNESCO – o Service Civil International (SCI), que luta há décadas pela cultura da paz através da cidadania ativa. Além desta rede, somos parceiros de várias associações, em vários países, de pequena dimensão e com necessidades de voluntários. Desde 2017, apoiámos mais de 660 voluntários em experiências de voluntariado internacional nas mais diversas áreas: educação, apoio comunitário, proteção ambiental e animal, saúde, empoderamento de mulheres, artes, desporto, apoio a migrantes e refugiados, etc. Vemos cada voluntário como uma semente de transformação social no Mundo. Para além de fomentarmos a sua imersão cultural e visão crítica do Mundo como um desafio comum, pretendemos que cada voluntário deixe o seu contributo na comunidade onde se insere, aprendendo também com todas as pessoas com quem se cruzará. Dada a complexidade das questões sociais atuais, celebramos as pequenas conquistas que todos nós, com a motivação e empenho certos, poderemos ter: “Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota.” (Madre Teresa de Calcutá). Para saberes mais sobre os nossos projetos de voluntariado internacional e juntares-te a esta grande família, clica aqui.

Quem somos

INÊS FERRÃO

Nascida em Lisboa e crescida um pouco por todo o Mundo, licenciou-se em Serviço Social e especializou-se em gestão de voluntariado. Teve desde cedo a enorme sorte de viajar pelo Mundo com a família e rapidamente se apercebeu das desigualdades sociais brutais. Agarrou na revolta e tornou-a em motivação: em vários projetos em Portugal, Espanha, Brasil e Itália, ganhou experiência em projetos juvenis, desenvolvimento comunitário, coordenação de voluntários internacionais, apoio a emprego e formação. Está imensamente entusiasmada para abraçar o “Para Onde?” e espera que te juntes a esta família em breve.

ines-ferrao
joana-pereira

JOANA PEREIRA

Começou a fazer voluntariado com 16 anos e desde então percebeu a sua importância para a transformação do mundo. Licenciou-se em Serviço Social e foi na gestão de voluntários que encontrou o seu super-poder. É voluntária para a vida e já coordenou diversos projetos e voluntários nacionais e internacionais. Gosta de viajar e conhecer os países através das pessoas mas, acima de tudo, gosta de boas conversas recheadas de grandes gargalhadas!

INÊS CARDIAL

Foi voluntária desde cedo e como gostava de números, apostou numa licenciatura em Gestão. Contudo, depressa descobriu que queria utilizar as suas competências para mudar o mundo. Fez voluntariado internacional em Cabo Verde, algo que a transformou de forma intensa e que a levou a passar dois anos no país da morabeza, onde ficou responsável pela receção de voluntários internacionais. Tem vindo a abraçar diversos projetos e a Para Onde é a sua nova casa.

ines-cardial
nadia-secundo

NÁDIA SECUNDO

Escoteira desde os 6 anos, leva a máxima do movimento muito a sério: deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrámos. O gosto por viajar, conhecer novas realidades e modos de vida, levou-a a embarcar num Gap Year pelo Reino Unido e, mais tarde, a estudar Ciências Sociais. Foi voluntária da “Para Onde?” na Guiné-Bissau e foi lá que se apercebeu que, para sermos felizes, não precisamos de muito e que pequenos gestos podem realmente fazer a diferença na vida dos outros. Acredita que todos os dias caminhamos para um mundo mais justo e menos desigual e que todos nós podemos fazer a diferença. Vive para trazer mudança ao meio que a rodeia e criar impacto através do fruto do seu trabalho.

FILIPE REDUTO

O seu objetivo de vida é, independentemente do seu impacto ser em maior ou menor escala, conseguir tornar o mundo num lugar melhor. Nessa lógica, procurou de que maneiras o poderia fazer, e então licenciou-se em Ciência Política, e é agora mestrando em Estudos de Desenvolvimento. Para além disso, desde os 17 anos que faz voluntariado, e é também ator – porque através do teatro também se mudam mentalidades e se cria consciencialização para os diversos problemas que o ser humano enfrenta. Adora conviver em contextos multiculturais, e espera, por isso, ao longo da sua vida, continuar a dar de si a quem precisa, independentemente do seu lugar no mundo.

filipe-reduto

Embaixadores Para Onde?

Se já participaste numa experiência de voluntariado internacional com a Para Onde, tens motivação e disponibilidade para representar a associação e queres fazer a diferença na tua comunidade, bem vindo à equipa! Queremos dar oportunidade aos nossos voluntários de poderem estar mais envolvidos e terem uma participação mais ativa nas suas comunidades. Fica a saber como é que podes desempenhar este papel e o que é que ganhas em ser nosso embaixador aqui.

Parceiros