Sofia, São Vicente 🇨🇻

Querido futuro voluntário,

Não estava a ser fácil passar para o papel tudo o que vivi em São Vicente. Tudo o que aprendi e experienciei durante estes dois meses.

Como é que seria possível explicar a intensidade com que se vive cada dia? Explicar a felicidade que nos invade assim que saímos do avião?

Logo quando acordamos e vamos para o voluntariado somos recebidos de braços abertos e um sorriso tão genuíno que nos contagia até ao fim da tarde, altura em que nos despedimos de todos com a certeza que vamos voltar no dia a seguir prontos para darmos tudo de nós outra vez. De repente, darmos tudo de nós todos os dias é a única opção que faz sentido. E, o engraçado, é que isto acontece de uma forma tão natural e despreocupada que nem nos apercebemos ao início. É incrível.

E este é mais um dos efeitos que São Vicente tem sobre nós. Onde quer que vamos e com quem quer que nos cruzemos acabamos sempre por ficar com uma família. Desde a família dos voluntários, à família da coordenação, à família dos amigos que vamos fazendo, à família dos cafés onde vamos, à família das crianças que nos vão considerando seus amigos.

E é por termos a possibilidade de criarmos estas relações tão únicas e especiais com cada um que sentimos sempre que a única opção que temos é dar tudo de nós. Ajudarmos sempre no que sabemos e, na maior parte das vezes, no que não sabemos e vamos aprendendo.

E garanto-vos, não queria nada recorrer a clichês mas este é mesmo verdade, por mais que nós demos o que recebemos é sempre três vezes maior. Tudo o que dei recebi a triplicar.

Passei dois meses em São Vicente e nesta pequena ilha no meio do Atlântico encontrei a minha segunda casa. Foi uma experiência tão única e tão intensa que por mais que escreva nunca vou conseguir encontrar palavras que façam justiça ao incrível e bonito que foi a minha experiência de voluntariado em Soncent.

Se estiverem na dúvida, por favor não hesitem, prometo que não se vão arrepender. Volto com o coração cheio e com a certeza que hei de voltar e visitar a minha segunda casa.

Obrigada por tudo Soncent 💛 até já 👋