A Experiência da Sarah na Guatemala

Faz um mês desde que voltei da Guatemala, um país incrível que me encantou completamente. Fazer voluntariado noutro país, é uma sorte de poder realizar ao mesmo tempo 2 coisas maravilhosas: Viajar e ajudar quem mais precisa. Fazer voluntariado na Guatemala, foi uma das melhores experiências da minha vida, experiência que vou guardar para sempre com muito carinho! Para começar, o local: a clínica é situada num lugar apenas rodeado por natureza, florestas e lugares encantadores (rios, cascatas, etc.) para descobrir. Uma verdadeira paz de espírito. Foi ótimo trocar por uns dias a correria e o barulho da cidade, pela calma e o silêncio da natureza. A nível profissional, foi ótimo poder transmitir conhecimentos e ajudar pessoas que dispõem de pouca (ou quase nenhuma) informação em termos de saúde, e mais especificamente no meu caso, sobre nutrição. Todos os pacientes eram encantadores. Apesar do meu espanhol estar longe de ser perfeito, nunca ninguém me julgou por isso, nem por ser de outro país, bem pelo contrário, todos nos agradeciam imenso pelo nosso trabalho. Para além de ter trabalhado na clínica, onde dei várias consultas de nutrição, tive também a oportunidade de dar aulas na escolinha ao lado, onde falei sobre equilíbrio alimentar. Foi ótima a forma como fui recebida pelas crianças, que foram super receptivas e interessadas em receber informação e aprender!

As pessoas são incríveis. Todas as palavras de agradecimento, de incentivo, todos os sorrisos, me deram mais vontade de continuar a fazer voluntariado pelo mundo, e me relembravam todos os dias o quão importante é ajudarmos o próximo, sempre que pudermos.

A nível pessoal foi igualmente enriquecedor. Conhecer uma cultura diferente, colaborar com colegas vindos de vários países, ajudou-me imenso a melhorar a minha capacidade de adaptação.

Para terminar, se tiverem a oportunidade, não hesitem em ir uns dias mais cedo ou tirar uns dias no final para viajar pelo país, que tem lugares e cidades lindas para descobrir.

Muito obrigada “Para Onde”, por me terem dado a oportunidade de realizar esta experiência incrível!