Rita, Itália 🇮🇹

O meu interesse pelo voluntariado foi despertado por uma professora, e desde então sempre foi um dos meus objetivos poder fazer uma ação de voluntariado. Apesar de me imaginar num programa com crianças, quando comecei a pesquisar um pouco mais no site da ‘Para Onde?’, apercebi-me da variedade de programas que existiam aqui na Europa, e decidi tentar!

O escolhido foi Itália, na Casa Chiaravalle, em Milão; o foco deste campo é o de ajudar na integração de migrantes provenientes de diversos pontos do Mundo. A cooperativa advoga por um ambiente mais sustentável, tendo espaços dedicados à agricultura; o nosso projeto era maioritariamente de carpintaria e jardinagem, onde construímos uma mini “casa” de galinhas, e ajudámos em trabalhos de limpeza do espaço.

Apesar de não ser um campo que muita gente imagina (incluindo-me nessa categoria), adorei a experiência, e pretendo repetir. Uma experiência que me permitiu conhecer pessoas de culturas, personalidades e feitios diferentes, possibilitou testar os meus limites e capacidades.

Termino esta experiência com um olhar mais positivo do Mundo, das minhas capacidades, e que irá influenciar certamente a forma como conduzirei futuros projetos ou empregos. Agradeço desde já à equipa do Para Onde, mas também aos coordenadores em Itália, e a todos os novos amigos que tive o prazer de conhecer. Obrigada!