Projetos Locais

Evento: Refúgio Cultural

No dia 28 de Outubro de 2017, o “Para Onde?” organizou um evento no espaço Anjos70, denominado “Refúgio Cultural”. Durante o dia de sábado, juntámos vários projetos de refugiados residentes na região de Lisboa que se deram a conhecer às cerca de 250 pessoas que nos visitaram durante o dia.

Contámos com a presença do projeto Tayybeh, um grupo de 3 mulheres sírias que cozinham pratos deliciosos, do projeto Amal Soap, uma família síria que está a produzir sabonetes com a receita original de Aleppo, do projeto Mãos Árabes, um grupo de sírios que fazem tatuagens de henna, caligrafia árabe e peças em lã, do projeto Marhaba, composto por uma equipa da Síria e outra da Eritreia que cozinham pratos tradicionais saborosos e, por fim, com 2 alfaiates sírios acabados de chegar a Portugal.

Para além disso, organizámos 4 aulas de introdução à língua árabe e 4 workshops de cozinha (pratos e biscoitos sírios e pratos da Eritreia), 2 espectáculos de dança árabe e 3 exposições fotográficas (A Route to Connect, Proactiva Open Arms e Joel Bergner).

A Time Out fez uma reportagem de duas páginas sobre o evento para a revista e também publicou um artigo online e não podíamos estar mais contentes!

Mas o que realmente provou o sucesso do evento foi o facto de termos feito exactamente aquilo de que mais gostamos: juntámos pessoas diferentes num mesmo espaço para partilharmos aquilo que sabemos, aprendermos o que os outros sabem e, assim, crescermos juntos. E, também, o facto de termos recebido uma mensagem de agradecimento de uma criança refugiada que vive em Portugal há menos de 1 ano que nos disse que este foi um dos dias mais felizes desde que chegou. Sem dúvida, a repetir!

refugio-cultural