Archives: Programas Locais

This is the example programa local

Cova do Vapor

Organizámos o nosso primeiro campo de voluntariado em Abril de 2017. Teve a duração de 10 dias na Cova do Vapor, vila piscatória no Concelho de Almada. Após terem sido definidas de forma participativa as necessidades da comunidade, 6 voluntários internacionais juntaram-se aos residentes e a outros voluntários locais para criar um espaço comunitário para… Read more »

Sabe +

Melides

Em Maio de 2017, realizou-se um campo de voluntariado em parceria com a Brigada do Mar, associação que desenvolve acções de proteção da biodiversidade e de intervenção ambiental, com especial foco na descontaminação e limpeza de praias da orla marítima portuguesa. Durante 8 dias, 6 voluntários estrangeiros juntaram-se à equipa da Brigada do Mar para… Read more »

Sabe +

Fim do Mundo

Em Junho de 2017, teve lugar um campo de voluntariado muito especial, totalmente organizado pelos jovens do Bairro Social do Fim do Mundo. Durante 9 dias, 8 voluntários estrangeiros juntaram-se aos jovens e às famílias locais para renovarem espaços comunitários (renovação do centro desportivo e construção de zona de convívio comunitária) e para desenvolverem atividades… Read more »

Sabe +

Sessões de Educação Não-Formal

Desenvolvemos sessões semanais de educação não-formal, nas quais se trabalharam e ativaram novas competências (capacidade de trabalho em equipa, adaptação, flexibilidade, pró-atividade, resiliência, liderança, conhecimentos linguísticos, criatividade, tolerância, entre outras) que se revelaram essenciais para que estes 15 jovens tenham desenhado e concretizado um projeto de vida: seja integração em formação, seja emprego ou mesmo… Read more »

Sabe +

Campo de Voluntariado

Ao estar integrado na rede do SCI, o “Para Onde?” promove a participação de voluntários estrangeiros em projetos em território português. Ao longo dos primeiros meses do ano, os 15 jovens fizeram um diagnóstico do bairro onde moram e determinaram onde gostariam de intervir em conjunto com os voluntários estrangeiros. Foram os jovens a idealizar,… Read more »

Sabe +

Mobilidade Internacional

Foi também promovida, gerida e facilitada a participação dos jovens em projetos internacionais. Através do financiamento do Programa Erasmus + da Comissão Europeia, 8 dos jovens participantes fizeram parte de intercâmbios em diferentes países da Europa (Bulgária, Hungria, Espanha, Holanda), desenvolvendo as suas competências e abrindo os seus horizontes a nível cultural, intelectual e social,… Read more »

Sabe +