Miguel, Suíça 🇨🇭

Hallo! Venho aqui deixar o meu testemunho da minha aventura por terras helvéticas! Inicialmente a minha ideia era aliar o gosto pelo voluntariado (algo que já fazia em Portugal) e o de conhecer um pouco outro país, a sua realidade, cultura e pessoas, enquanto habitante de uma comunidade rural. Após alguma reflexão, acabei por optar pelo campo de voluntariado “Gipsgrueb Cooperative” localizado em Ehrendingen na Argóvia. A escolha deste campo deveu-se ao seu trabalho ser maioritariamente “DIY” (Do It Yourself), e ser relacionado com painéis / coletores solares, algo do qual nutro algum interesse! O conceito de cooperativa na Suíça, é de uma maneira simplificada,  uma pequena comunidade de famílias ou pessoas que colaboram entre si para um bem comum. Na realidade, é uma empresa, mas todas as decisões tomadas em assembleia pressupõem que os votos dos membros têm igual peso.

O objetivo principal do campo era a substituição do isolamento contido no sistema de circulação de água do coletor solar da cooperativa. O isolamento já tinha 25 anos e necessitava de reparação…
Tivemos que cavar e retirar algumas lajes de pavimento para aceder aos tubos.

O trabalho nos primeiros dias era basicamente este, e já era bem duro! Houve sempre entre-ajuda e bom ambiente entre os voluntários o que certamente contribuiu para que o trabalho não fosse tão desmoralizante. Houve também a oportunidade de adquirir alguns conhecimentos relativos ao sistema presente na cooperativa, ao participar num workshop realizado pelo coordenador do campo (Michael Keller, na imagem abaixo).

A organização das tarefas era feita pelo coordenador, e podiam variar desde recolha de frutos, remover ervas daninhas da horta, rachar lenha e fazer cimento para restaurar uma parede degradada.

Nem sempre se trabalhava no campo! A cada dia, havia sempre uma equipa de dois voluntários que ficaria encarregue de realizar as refeições (comprar os produtos que fossem necessários, recolher da horta e confecionar). Na imagem abaixo a Julie (Rep. Checa) e o Alberto (México) preparam o almoço.

É, sem dúvida, um desafio cozinhar para mais de 7 pessoas! Mas houve certamente vezes em que tivémos refeições bem deliciosas! Apresento-vos uma lasanha que eu e outros dois voluntários (Lukas (Suíça)  e Sarah (Bélgica) ) preparámos…

Mas nem só de trabalho se vivia, também tivemos bons momentos de lazer, como por exemplo a subida a Lägern (circa 800m), um monte próximo do campo de voluntariado.
Ou uma bela partida de matraquilhos.
Como cumprimos com todas as tarefas mais cedo que o planeado, conseguimos ainda visitar Baden (a cidade mais próxima)…
e passar alguns dias numa cabana algures nos Alpes (Meiringen)… algo verdadeiramente espectacular!
Com mais uma subida a Wandelhorn (2300m)….
Ou algumas cascatas bem impressionantes…

No geral, adorei este campo… trabalhámos bem, com bom ambiente e convivência. Com isso fomos recompensados com a visita a várias paisagens magníficas. Conheci excelentes pessoas que vou recordar para sempre. (da esquerda para a direita, atrás, Sarah, Alberto, Miguel, Lukas, Michael, à frente, Anastasia (Rússia), Julie, Annalisa e Mattia (Itália)). Espero um dia voltar a repetir uma experiência como esta! Obrigado!