Marta, Guiné-Bissau 🇬🇼

Testemunhar a minha experiência de voluntariado na Guiné-Bissau,  não é fácil,  escrever o que vivi é não ter palavras para definir o carinho e a felicidade que senti neste país tão acolhedor. Guiné, não foi a minha primeira opção para voluntariado, mas devido ao “covid19” a minha primeira opção foi adiada e quando foi para remarcar , senti que a Guiné fazia sentido pelo contexto e tarefas.

Assim que cheguei, percebi logo que é um povo que recebe com tudo mesmo nós achando que eles têm pouco,  porque agora sim, vejo que têm o mais importante a leveza da vida,  tratam-nos como família,  fizeram sentir-me em casa, a sua alegria e simplicidade conquistaram-me.

Estava inserida numa escola privada “Humberto Braima Sambu”, onde o professor Humberto tem um coração do tamanho do mundo, porque nem todos têm possibilidades económicas para andar na escola e o professor tentar chegar a todos e que todos tenham a oportunidade de estudar, são o futuro do país. Como voluntária, fomos fazendo atividades como, ler, desenhar, pintar,  jogos, leitura e ajudando nas matrículas enquanto o ano escolar não começava, conseguimos dar seguimento ao posto sanitário que irá ajudar alunos e a comunidade. Vou guardar para sempre o chegar a escola e as crianças virem a correr em nossa direcção de braços abertos e com o maior sorriso e perguntarem-nos “e hoje que vamos fazer, pintar, desenhar, brincar…” é de encher o coração.

Guiné-Bissau é esquecer a nossa pressa europeia e viver a tranquilidade e a felicidade contagiante, são um povo doce mesmo com a falta de oportunidades que têm, são um povo resiliente. Quando se para para pensar na realidade e condições do país,  faz-me ainda mais ter orgulho neles, são uns corajosos.
Foi um mês inesquecível, onde venho com o coração cheio de alegria e mais determinada a que acabem com estas desigualdades, porque somos todos iguais mas como privilégios diferentes.
Obrigada Para Onde?  e à comunidade Guineense tornaram me uma melhor pessoa, mais feliz. 💛

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *