A experiência das Marianas em Zanzibar

Há viagens que nos marcam para sempre e esta foi uma delas!

Pelas brincadeiras com os nossos pequenos vizinhos que estavam sempre com um sorriso na cara e prontos para qualquer brincadeira; pelas aventuras de andar num Daladala (carrinha de caixa aberta, é o meio de transporte mais utilizado lá) logo de manhã para ir para as escolas; pelas músicas que ensinámos em swahili nas escolas; pelas palavras que aprendemos em swahili; pela família que nos acolheu super bem e que nos tratou como familiares. Por isto e por todas outras experiências que tivemos ao longo de um mês, tornaram a nossa aventura inesquecível.

Foi incrível, perceber que a língua não é nenhum impasse quando se quer fazer o bem e a diferença. As crianças que ensinámos na escola, bem como os nossos vizinhos, ensinaram-nos mais do que nós a elas. Relembraram-nos a ser crianças e a andar sempre com um sorriso na cara, mesmo quando as coisas não corriam tão bem. Por vezes quem tem tudo, esquece-se do que é verdadeiramente essencial. Eles não têm as mesmas oportunidades que nós e mesmo assim têm sempre um sorriso contagiante.

Não há palavras para descrever como foi esta experiência para nós. Vivemos como umas verdadeiras habitantes de Jambiani e cada momento foi aproveitado ao máximo. Se alguém nos dissesse há uns dois meses atrás iriamos ver diferentes realidades, que iriamos viver numa vila muçulmana muito conservadora, que haveria obstáculos para ultrapassar, que um mês e meio iria ser pouco tempo, iriamos na mesma sem hesitar.

Obrigada à Para Onde por nos terem proporcionado das melhores experiências da nossa vida! Obrigada Marta e Inês por todo apoio e preocupação durante o projeto. Fizeram com que sentíssemos que o nosso trabalho estava a ser acompanhado e apreciado.

Jambiani estará sempre no nosso coração!