A experiência da Madalena na Bélgica

Olá, eu sou a Madalena e participei num campo de voluntariado na Bélgica. O campo decorreu em Agosto de 2017 e durou uma semana, que infelizmente passou rápido de mais. Na altura tinha 17 anos e era a primeira vez que estava a viajar sozinha para outro país, penso que a minha mãe estava mais nervosa do que eu mas após implorar consegui que ela me deixasse ir.

Contudo não havia muita razão para preocupações, foram-me dadas todas as indicações sobre o que eu devia fazer quando chegasse ao país até que me foram buscar a uma estação de comboio. Durante o campo estive a ajudar a organizar um evento, uma caminhada cujos lucros revertem para a organização Oxfam que os utiliza para combater a pobreza e ajudar os mais necessitados.

Neste campo foi necessário movimentarmo-nos de instalações frequentemente por isso, para quem quiser participar neste campo, recomendo que levem bagagem fácil de transportar. Durante a semana tivemos tempo de trabalho mas também tempo para conhecer os outros voluntários, conheci pessoas de diversas nacionalidades e até partilhámos doces e jogos típicos dos países (levados pelos participantes).

Apesar de todo o receio inicial, foi das melhores experiências que já tive e tenho consciência de que amadureci durante o campo. Para quem está indeciso em fazer voluntariado fora do país, apenas tenho a dizer que recomendo. 😊