Momentos de Empatia

Os Momentos de Empatia são eventos pontuais que organizamos, focados na sensibilização e celebração da diversidade e na promoção da colaboração entre todos. Ao longo dos meses, em parceria com diversos projetos sociais e outras entidades, vamos realizar diversas ações, tais como workshops educativos, iniciativas de voluntariado e eventos multiculturais, subordinados a determinados
temas sociais e culturais. O grande objetivo é promover os valores globais da inclusão social, da cadeia de boas acções e da valorização do outro. Contamos contigo para participar nestes momentos e nos ajudares a que sejam um sucesso – é a presença de cada um de nós que traz à mesa novas visões do mundo e nos amplia o universo, enriquecendo a entidade de todos. Contamos contigo?
Dia das Boas Ações 2018

No dia 15 de Abril, celebrámos o Dia das Boas Ações em Portugal! Este dia é um movimento global de voluntariado que convoca cada um de nós a fazer o bem e a espalhá-lo pelo mundo. Existe em mais de 90 países e conta com mais de 20.000 iniciativas e mais de 2,5 milhões de voluntários. E nós não podíamos ficar de fora!

O grande objetivo desta data é despertar o envolvimento das pessoas em várias causas sociais, promovendo os valores da inclusão, da cooperação e de comunidade. E foi mesmo isso que fizemos!

Organizámos uma tarde de brincadeiras e lanche comunitário no Bairro do Rego, em Lisboa, na qual juntámos mais de 45 voluntários e participantes de todas as idades! Passámos momentos divertidos juntos, entre jogos para nos conhecermos, uma gincana para miúdos e graúdos e vários jogos tradicionais, que terminaram com um delicioso lanche partilhado. Depois de muitas brincadeiras, gargalhadas e novos amigos, voltámos para casa de sorriso cheio!

 

refugio-cultural

Passados
Evento: Refúgio Cultural

No dia 28 de Outubro de 2017, o “Para Onde?” organizou um evento no espaço Anjos70, denominado “Refúgio Cultural”. Durante o dia de sábado, juntámos vários projetos de refugiados residentes na região de Lisboa que se deram a conhecer às cerca de 250 pessoas que nos visitaram durante o dia.Contámos com a presença do projeto Tayybeh, um grupo de 3 mulheres sírias que cozinham pratos deliciosos, do projeto Amal Soap, uma família síria que está a produzir sabonetes com a receita original de Aleppo, do projeto Mãos Árabes, um grupo de sírios que fazem tatuagens de henna, caligrafia árabe e peças em lã, do projeto Marhaba, composto por uma equipa da Síria e outra da Eritreia que cozinham pratos tradicionais saborosos e, por fim, com 2 alfaiates sírios acabados de chegar a Portugal.

Para além disso, organizámos 4 aulas de introdução à língua árabe e 4 workshops de

cozinha (pratos e biscoitos sírios e pratos da Eritreia), 2 espectáculos de dança árabe e 3 exposições fotográficas (A Route to Connect, Proactiva Open Arms e Joel Bergner).A Time Out fez uma reportagem de duas páginas sobre o evento para a revista e também publicou um artigo online e não podíamos estar mais contentes!

Mas o que realmente provou o sucesso do evento foi o facto de termos feito exactamente aquilo de que mais gostamos: juntámos pessoas diferentes num mesmo espaço para partilharmos aquilo que sabemos, aprendermos o que os outros sabem e, assim, crescermos juntos. E, também, o facto de termos recebido uma mensagem de agradecimento de uma criança refugiada que vive em Portugal há menos de 1 ano que nos disse que este foi um dos dias mais felizes desde que chegou. Sem dúvida, a repetir!