Mariana, Áustria 🇦🇹

Depois de um ano de confinamento senti mais que nunca a vontade de me aventurar e sair da minha zona de conforto.
Participar num voluntariado esteve sempre presente na minha lista de coisas a fazer. Quando li a descrição do campo de trabalho da escola Waldorf na Áustria tive imediatamente a ideia de que era a oportunidade perfeita. A junção de dois dos meus temas prediletos de estudo, a História e a Pedagogia levaram-me à candidatura.

Quando fui aceite não tinha noção da importância da experiência que estava prestes a viver. O grupo com quem partilhei três semanas de trabalho, estudo e risadas foi fundamental para que possa afirmar hoje que a decisão que tomei foi a certa. A partilha da cultura, valores e experiências inspirou-me e apenas conseguiu fazer crescer ainda mais a minha vontade de conhecer o mundo e ajudar a mudá-lo para melhor. Nos fins de semana pudemos explorar Viena e ainda alguns outros locais aconselhados pela comunidade local.
O trabalho que fizemos passou pela renovação e restauro de alguns locais da escola tal como alguma jardinagem. No fim ver alguns desses processos a chegar à sua conclusão e aperceber-me das efetivas melhorias concretizadas na condição da escola foi gratificante.

Hoje ficam as saudades de todos os envolvidos e do espaço tão agradável que é a escola Waldorf.