Programas

  • Longa duração

A “Para Onde?” oferece vários programas de voluntariado de longa duração fora da Europa, começando geralmente com o compromisso mínimo de 1 mês e máximo de 6 meses ou 1 ano. Estes programas surgem através da parceria estabelecida com organizações locais, de pequena dimensão, que funcionam durante todos ou grande parte dos meses do ano e que precisam de voluntários para apoiar nas atividades. Assim, basta conjugar a tua disponibilidade com a da organização/vagas disponíveis. De qualquer forma, tem em conta que o compromisso mínimo e máximo depende de cada projeto e do tempo que o visto permitir. Muitos destes programas são em países de língua portuguesa (PALOP e Brasil) mas tens outras opções na Ásia ou América Central que vale muito a pena explorar!

Caso queiras oferecer a inscrição para um programa de longa duração a um familiar ou amigo, tens toda a informação aqui.

bicicleta
programas-longa-duracao
Requisitos

Na maioria destes programas, a idade mínima para participar é 18 anos, no entanto alguns projetos podem exigir 20 ou 21. Alguns projetos podem também exigir ou dar preferência a voluntários com formação em determinadas áreas – poderás encontrar essa informação na descrição de cada programa. Nos projetos de longa duração, os voluntários terão de, muitas vezes, desenvolver as suas próprias atividades e terão de se adaptar às necessidades que encontrarem no momento da sua participação. É esperado que os voluntários que participem nestes programas tenham espírito de iniciativa, resiliência, criatividade e flexibilidade. Normalmente os voluntários trabalham entre 5 a 7 horas por dia, mas tudo será acordado com o projeto que te acolhe nos primeiros dias. Poderás aproveitar o tempo livre para planear as tuas atividades, descansar ou passear, já que muitos destes projetos são em países com paisagens incríveis, e é uma ótima forma de conhecer melhor a cultura e realidade locais.

Logística

O mais comum é partilhares o alojamento com outros voluntários portugueses, sobretudo se for um projeto de língua portuguesa. No entanto, alertamos para o facto de que, dependendo da altura do ano, poderás ser o único voluntário no projeto. Se realmente não queres estar sozinho, entra em contacto connosco para que te possamos dar algumas sugestões. Tem em conta que estarás sempre acompanhado pelos coordenadores dos projetos que te acolhem e que se incentiva o máximo contacto com a comunidade local. Nunca estarás verdadeiramente isolado, e nós estaremos sempre à distância de uma mensagem ou telefonema!
A gestão das refeições também difere de projeto para projeto, nalguns casos os voluntários confeccionam as suas refeições, noutros têm opções baratas de restaurantes ou até cozinheira! Todas estas informações podem ser encontradas na descrição de cada programa, por isso, basta ires até esta base-de-dados e começar a procurar o programa ideal para ti.

Escolhe o programa ideal para ti

Dedica bastante tempo a ler toda a descrição dos projetos. Tendo em conta que vais dedicar um período mais longo a esta experiência, é necessário que tenhas noção do que vais fazer, em que condições vais ficar, com quem te vais relacionar, em que tipo de lugar vais viver, como podes ocupar os tempos livres, etc. Tudo isto é importante se vais fazer um grande investimento de tempo e dinheiro. Nós queremos que tenhas a experiência mais valiosa possível e faremos tudo para que isso aconteça, mas muito dependerá de ti também. Dedica-te nesta fase inicial, explora todas as hipóteses e, claro, calcula o orçamento final.
contexto é importante! Choques culturais por vezes são bem-vindos para que possas aprender com isso, mas se realmente não te sentes confortável num determinado contexto, terás de ter isso em conta na altura de escolher o projeto. Um programa de voluntariado de longa duração dar-te-á a oportunidade de aprender, explorar, absorver, conhecer infinitas coisas. Se sentes que ainda não estás pronto para avançar com uma experiência de mais de um mês, começa por um programa de curta duração. Se já te informaste o suficiente e te sentes seguro, vai em frente! A formação obrigatória antes da partida e o apoio da organização de acolhimento vão fornecer-te toda a preparação básica. Muitos aspetos são imprevisíveis, mas isso é a magia das surpresas que te estão reservadas!

Candidatura

Depois de escolheres o programa de voluntariado, vai a este separador e segue todos os passos indicados. A partir daí, alguns coordenadores gostam de fazer uma breve entrevista com os voluntários, antes de serem aceites nos programas. Todo o processo é bastante simples e rápido, no entanto, tem em conta que quanto maior for a antecedência da tua inscrição, mais tempo tens para tratar de tudo com calma e comprar os voos a um preço mais acessível. As vagas para estes programas costumam ser lançadas anualmente em Setembro e dizem sempre respeito ao ano seguinte.

ola

Custos

Todos os custos são a cargo dos voluntários. Apresentamos aqui os custos associados aos programas de longa duração

INSCRIÇÃO E FORMAÇÃO: 80€
ALOJAMENTO E REFEIÇÕES: A maioria dos países não-europeus requerem uma taxa mensal que cobre as despesas com alojamento e refeições. Não podem oferecer porque não têm ainda capacidade económica suficiente. Os custos de cada projeto estão bem explícitos nas secções individuais.
SEGURO: Somos parceiros da IATI Seguros, que oferece um seguro mais completo e apropriado para este tipo de viagens. Através deste link poderás usufruir de um desconto de 5% e ainda ajudar a nossa Associação :)
RESTANTE: Viagens internacionais e locais, vistos, vacinas e medicamentos (se necessário). Recomendamos o Google Flights para encontrar os melhores voos.

Caso queiras oferecer a inscrição para um programa de longa duração a um familiar ou amigo, tens toda a informação aqui.

Os nossos programas

Áreas de Intervenção
Ambiente
Artes
Crianças e Jovens
Educação
Desporto
Saúde
Países de Língua Portuguesa

Outros Países