Programas

tartarugas2-1

A “Para Onde?” oferece programas de voluntariado de curta duração para aqueles que não tenham muita disponibilidade ou que queiram começar por uma experiência que requeira menos tempo. Estes são chamados workcamps ou campos de voluntariado e têm a duração de 1 a 3 semanas. No campo de voluntariado, trabalharás em conjunto com mais voluntários (normalmente entre 5 e 20) de várias nacionalidades. É uma experiência verdadeiramente incrível! Poder fazer parte de algo que gostas e sentes que faz a diferença, enquanto partilhas tudo com mais pessoas que têm o mesmo objetivo e motivação. Imaginas-te a fazer voluntariado num centro de acolhimento em Itália ou numa quinta na Suiça? E partilhares esta experiência com voluntários japoneses, franceses e mexicanos?

Caso queiras oferecer a inscrição para um programa de curta duração a um familiar ou amigo, tens toda a informação aqui.

 
Requisitos

A idade mínima para participar depende do país e do projeto para onde vais – Vê este mapa. Há um mínimo de 18 anos para os programas nos países considerados “desenvolvidos” (a laranja) e 20 para os países considerados “em desenvolvimento” (a verde), no entanto, esta informação não é vincultiva para todas as organizações nem fator de exclusão. Alguns projetos aceitam voluntários menores de 18 anos, desde que tenham autorização do Encarregado de Educação. Outros aceitam famílias, ou são apropriados para crianças.
Alguns campos estão também aptos para receber voluntários com necessidades especiais ou mobilidade reduzida. As atividades já estão pré-definidas e o normal é trabalhar entre 20 e 40 horas durante a semana. No tempo livre, tu e os restantes voluntários podem descansar, explorar as redondezas, fazer workshops, etc. Promove-se também, sempre que possível, o convívio com a comunidade local, para que realmente possas conhecer a cultura enquanto fazes voluntariado.

Logística

A organização do alojamento e refeições depende do campo de voluntariado. Por vezes as condições são muito básicas como salas de aula, tendas ou famílias locais.


Outras vezes podem ter condições bastante confortáveis como hosteis ou pensões locais. Nalguns casos os voluntários cozinham juntos todas as refeições, noutros já vem tudo preparado. Poderás obter estas e outras informações, clicando na descrição de cada projeto que se encontra nesta base de dados (BD) – a página informativa de todos os campos disponíveis da rede SCI. Podes pesquisar por datas, país ou tipo de atividades. Se representas uma família ou tens necessidades especiais, faz essa pesquisa no separador “Options” ou fala diretamente connosco. De certeza que vais encontrar o campo idealpara ti!

Candidatura

Lê com atenção todos os detalhes do projeto porque algumas informações poderão ter peso na tua decisão. Depois de escolheres o teu campo de voluntariado, segue os passos que estão neste separador. Após seres aceite no campo de voluntariado, vais receber uma “Infosheet”, um documento com toda a informação necessária para os voluntários – pormenores sobre as atividades, o horário, o alojamento, as refeições, ponto de encontro, etc.

Tem em atenção que a maioria dos campos de voluntariado só são inseridos na base de dados entre Fevereiro e Março, sendo esta a melhor altura para pesquisar a BD e planeares a tua inscrição.

 
ola

Custos

Todos os custos são a cargo dos voluntários. Apresentamos aqui os custos associados aos campos de voluntariado

Campos de voluntariado

INSCRIÇÃO E FORMAÇÃO: 85€ (55€ para ex-voluntários)
ALOJAMENTO E REFEIÇÕES

Na Europa: 95% dos campos oferecem alojamento e refeições – confirmar a “Extra fee to be paid in the hosting country” na descrição do projeto. Se tudo for gratuito, aqui deverá estar 0.00
Fora da Europa: a maioria dos campos requer o pagamento de um valor para apoiar nas despesas – Essa quantia está escrita na “Extra fee to be paid in the hosting country” na descrição do projeto
SEGURO: A rede SCI oferece um seguro totalmente adequado ao voluntariado internacional e mais económico. Alguns campos já têm o seguro incluído, podes confirmar esta informação connosco
RESTANTE: Todas as viagens internacionais e locais, visto, vacinas e medicamentos (se necessário). Recomendamos o Google Flights para encontrar os melhores voos.