A experiência do Vasco na Catalunha

Desde os 18 anos que faço voluntariado. Este ano decidi fazê-lo para além fronteiras. Desde o dia 27 de Junho até dia 11 de Julho estive numa aldeia chamada Hostalric, na Catalunha.

Eu e mais 9 voluntários estivemos durante 15 dias a trabalhar junto a um arqueólogo na preservação e limpeza de uma parte do forte da aldeia. Foi uma descoberta porque é completamente distinto do voluntário que faço em Portugal.

Por isto mesmo foi uma experiência inigualável e que me deixou totalmente preenchido. Não só pelo trabalho (a princípio pensado ser impossível de finalizar em apenas duas semanas) que lá deixámos completo, mas por todas as outras componentes que vêm como consequência desta experiência.

Digo desde já que, só o conhecer pessoas de sítios e backgrounds diferentes num local onde nunca nenhum de nós tinha estado, por si só já é bastante rico. É estar ali durante duas semanas a trabalhar lado a lado para um bem comum com pessoas tão boas e puras. Não há como explicar isto. Só vivendo-o!

Nesta fotografia estávamos prestes a ajudar a servir às mesas durante o jantar da festa local. Foi a actividade certa para interagirmos com pessoas locais que estavam interessadíssimas em saber como estavam a correr as escavações no forte. Não foram só as escavações que nos preencheram durante duas semanas. Houve uma panóplia de actividades super interessantes e divertidas que nos puseram em contacto directo com a cultura e as pessoas de lá.

Ao final destas duas intensas semanas não me podia sentir mais feliz e preenchido do que estou. Foi excelente! E para repetir! Quero aqui deixar o meu agradecimento ao Para Onde? por me proporcionar uma experiência destas. Foi fantástico! Que saudades já… Agora é não parar! Até à próxima!