Sobre



A “Para Onde?” é uma associação sem fins lucrativos que se formalizou no final do ano de 2016 após dois anos enquanto plataforma online informativa. Surgiu com o objetivo de criar criar espaços-tempo (a nível local/nacional/internacional) onde pessoas diferentes se juntem, se conheçam e cresçam juntas e comprometidas com um país e um mundo mais justos. Pessoas diferentes em idade, contexto sociocultural, nacionalidade e religião.
Desta forma, exploramos como a empatia não transforma apenas as relações interpessoais, como também contribui para solucionar desafios globais como o preconceito, o conflito e a desigualdade. Temos muito orgulho nas metas que já conseguimos alcançar e gostaríamos que tirasses um tempo para ler o nosso relatório de atividades 2017, livre para download aqui.

Em Portugal

Com a eterna missão de promover o voluntariado, cooperação e tolerância, fomentamos e mantemos projetos em Portugal e no Mundo. Para entender melhor o que fazemos a nível nacional, convidamos a ler o nosso separador sobre o “Gerador da Empatia”, dentro do qual temos quatro tipos de projetos distintos: Bootcamps da Empatia, Momentos de Empatia, ATL da Empatia e Campos da Empatia. Através de todas estas iniciativas, pretendemos que em Portugal se multipliquem as ocasiões de partilha e valorização da diversidade. Queremos promover a consciencialização, transformação social e entreajuda. Queremos que todos entendam que um país é tanto mais rico quanto maior for a sua diversidade cultural e social. E para isso trabalhamos (com gosto) diariamente!

sobre-ilustracao
sobre-ilustracao

No Mundo

Para além dos nossos projetos em Portugal, preparamos e apoiamos voluntários para participarem em projetos em todos os continentes. Somos parceiros da maior rede de voluntariado internacional apoiada pela UNESCO – o Service Civil International (SCI), que luta há décadas pela cultura da paz através da cidadania ativa. Em 2017, concretizámos 300 experiências de voluntariado internacional nas mais diversas áreas: apoio infantil/juvenil, apoio comunitário, proteção ambiental e animal, saúde, empoderamento de mulheres, artes, desporto, apoio a migrantes e refugiados, etc. Vemos cada voluntário como uma semente de transformação social no Mundo. Para além de fomentarmos a sua imersão cultural e visão crítica do Mundo como um desafio comum, pretendemos que cada voluntário deixe o seu contributo na comunidade onde se insere, aprendendo também com todas as pessoas com quem se cruzará. Dada a complexidade das questões sociais atuais, celebramos as pequenas conquistas que todos nós, com a motivação e empenho certos, poderemos ter: “Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota.” (Madre Teresa de Calcutá). Para saberes mais sobre os nossos projetos de voluntariado internacional e juntares-te a esta grande família, clica aqui.

Quem somos

INÊS FERRÃO

Nascida em Lisboa e crescida um pouco por todo o Mundo, licenciou-se em Serviço Social e especializou-se em gestão de voluntariado. Teve desde cedo a enorme sorte de viajar pelo Mundo com a família e rapidamente se apercebeu das desigualdades sociais brutais. Agarrou na revolta e tornou-a em motivação: em vários projetos em Portugal, Espanha, Brasil e Itália, ganhou experiência em projetos juvenis, desenvolvimento comunitário, coordenação de voluntários internacionais, apoio a emprego e formação. Está imensamente entusiasmada para abraçar o “Para Onde?” e espera que te juntes a esta família em breve.

ola
ines-ferrao
ola

Marta Trindade

Apaixonada por viagens e por entender como funciona o mundo, estudou os seus diferentes pontos de vista na sua Licenciatura em Ciências da Comunicação e Mestrado em Gestão. Depois de trabalhar em Marketing em duas multinacionais em Lisboa, rumou a Barcelona para trabalhar numa agência de comunicação digital, onde se especializou em estratégia digital e gestão de projectos, bem como em campanhas de crowdfunding e comunicação de ONGs. Participante de programas de voluntariado locais e internacionais, está cheia de energia e motivação por fazer parte da equipa do “Para Onde?”.

marta-trindade
Convidamos-te a encher-te de entusiasmo, explorar bem todas as secções do site e começar a planear o que poderá ser a melhor experiência da tua vida. Nós estamos aqui para fazer com que isso aconteça.

Só falta decidir: Para Onde?

Parceiros