Sobre



A “Para Onde?” é uma associação sem fins lucrativos que se formalizou no final do ano de 2016 após dois anos enquanto plataforma online informativa. Surgiu com o objetivo de criar criar espaços-tempo (a nível local/nacional/internacional) onde pessoas diferentes se juntem, se conheçam e cresçam juntas e comprometidas com um país e um mundo mais justos. Pessoas diferentes em idade, contexto sociocultural, nacionalidade e religião.
Desta forma, exploramos como a empatia não transforma apenas as relações interpessoais, como também contribui para solucionar desafios globais como o preconceito, o conflito e a desigualdade. Temos muito orgulho nas metas que já conseguimos alcançar e gostaríamos que tirasses um tempo para ler o nosso relatório de atividades 2017, livre para download aqui.

Em Portugal

Com a eterna missão de promover o voluntariado, cooperação e tolerância, fomentamos e mantemos projetos em Portugal e no Mundo. Para entender melhor o que fazemos a nível nacional, convidamos a ler o nosso separador sobre o “Gerador da Empatia”, dentro do qual temos quatro tipos de projetos distintos: Bootcamps da Empatia, Momentos de Empatia, ATL da Empatia e Campos da Empatia. Através de todas estas iniciativas, pretendemos que em Portugal se multipliquem as ocasiões de partilha e valorização da diversidade. Queremos promover a consciencialização, transformação social e entreajuda. Queremos que todos entendam que um país é tanto mais rico quanto maior for a sua diversidade cultural e social. E para isso trabalhamos (com gosto) diariamente!

sobre-ilustracao
sobre-ilustracao

No Mundo

Para além dos nossos projetos em Portugal, preparamos e apoiamos voluntários para participarem em projetos em todos os continentes. Somos parceiros da maior rede de voluntariado internacional apoiada pela UNESCO – o Service Civil International (SCI), que luta há décadas pela cultura da paz através da cidadania ativa. Em 2017, concretizámos 300 experiências de voluntariado internacional nas mais diversas áreas: apoio infantil/juvenil, apoio comunitário, proteção ambiental e animal, saúde, empoderamento de mulheres, artes, desporto, apoio a migrantes e refugiados, etc. Vemos cada voluntário como uma semente de transformação social no Mundo. Para além de fomentarmos a sua imersão cultural e visão crítica do Mundo como um desafio comum, pretendemos que cada voluntário deixe o seu contributo na comunidade onde se insere, aprendendo também com todas as pessoas com quem se cruzará. Dada a complexidade das questões sociais atuais, celebramos as pequenas conquistas que todos nós, com a motivação e empenho certos, poderemos ter: “Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota.” (Madre Teresa de Calcutá). Para saberes mais sobre os nossos projetos de voluntariado internacional e juntares-te a esta grande família, clica aqui.

Quem somos

INÊS FERRÃO

Nascida em Lisboa e crescida um pouco por todo o Mundo, licenciou-se em Serviço Social e especializou-se em gestão de voluntariado. Teve desde cedo a enorme sorte de viajar pelo Mundo com a família e rapidamente se apercebeu das desigualdades sociais brutais. Agarrou na revolta e tornou-a em motivação: em vários projetos em Portugal, Espanha, Brasil e Itália, ganhou experiência em projetos juvenis, desenvolvimento comunitário, coordenação de voluntários internacionais, apoio a emprego e formação. Está imensamente entusiasmada para abraçar o “Para Onde?” e espera que te juntes a esta família em breve.

ola
ines-ferrao
ola

Joana Pereira

Começou a fazer voluntariado com 16 anos e desde então percebeu a sua importância sobre a forma como vemos o mundo. Licenciou-se em Serviço Social e foi na gestão de voluntários que encontrou o seu super-poder. Foi voluntária e coordenou voluntários em projetos nacionais e internacionais. Gosta de viajar, mas acima de tudo de boas conversas recheadas de grandes gargalhadas!

joana-pereira

Manel Clemente

Desde cedo, percebeu que viver era mais do que acrescentar anos à idade: é preciso um propósito. Licenciou-se em Gestão e Engenharia Industrial, mas foi nas pessoas que descobriu uma das suas paixões. Enquanto viveu na Eslováquia, constatou que são mais os aspetos que nos unem do que os que separam. Foi voluntário do “Para Onde?” em Cabo Verde e, por lá, aprendeu a pensar com o coração. Gosta de dormir para sonhar e de acordar para realizar. Acredita que ninguém é um zé-ninguém e que todos devemos tentar viver a nossa melhor vida.

ola
manel-clemente
Convidamos-te a encher-te de entusiasmo, explorar bem todas as secções do site e começar a planear o que poderá ser a melhor experiência da tua vida. Nós estamos aqui para fazer com que isso aconteça.

Só falta decidir: Para Onde?

Parceiros