Giving Back Week

Dar de volta nunca foi tão simples

 
giving-back-week-logo

A Giving Back Week nasce como forma de mostrar que, apesar da distância física a que agora estamos forçados a manter, é possível mantermo-nos perto uns dos outros, através de atos de partilha e generosidade.
Associada ao movimento “Giving Tuesday” e celebrando o Dia Internacional do Voluntariado, esta semana tem como objetivo a promoção da diversidade, da generosidade e, claro, do voluntariado. Juntamos pessoas de várias áreas para partilharem contigo aquilo que mais gostam e apoiarem a Para Onde? e os seus parceiros locais.

30 novembro a 5 dezembro 2020

Conhece os nossos Givers e Inscreve-te

Estes são os rostos dos nossos Givers – pessoas incríveis que, de forma voluntária, vão partilhar contigo as suas paixões, interesses e super competências. Clica na imagem de cada um para conheceres melhor a sua história. Inscreve-te na(s) atividade(s) preenchendo este formulário. Devido à conjuntura atual, todas as atividades serão realizadas no formato online, através da plataforma Zoom.

30.11.2020 | 21h

Oficina de Mandalas
 

Maria Mália
01.12.2020 | 10h30

Concerto meditativo
Sons do Coração

Cátia Sofia de Brito
01.12.2020 | 15h30

Aula de Ballet-Fit
 

Ana Filipa Antunes
01.12.2020 | 17h

Treino Funcional
 

Lícia Simões
02.12.2020 | 18h

Aula Kickboxing
 

Joana Cabecinha
×

Olá, chamo-me Maria Mália, licenciei-me em Sociologia pela Universidade do Açores, local onde vivi durante 15 anos. Atualmente vivo em Arruda dos Vinhos, sítio que adotei como meu desde 2005. Desde sempre que me interesso pelas coisas belas, pelas coisas que me tocam a alma. Gosto de conversar com as pessoas e levá-las a tomar consciência da razão da sua existência.
Desde 2013 que me dedico ao artesanato, dando origem ao conto «Artemísia e os caçadores de sonhos» (2015). Em setembro de 2016 realizei a minha primeira exposição – “Natureza com Arte”. Acredito que uma palavra, um gesto, um abraço ou até um simples sorriso podem mudar ou salvar uma vida.

Mandala é uma palavra que vem do Sânscrito e significa círculo sagrado. Círculo é a figura geométrica mais perfeita e não tem princípio nem fim. Aliada à forma geométrica que inspira ao movimento, temos o trabalho das cores, da cromoterapia. Uma mandala é um artesanato que pode ser muito divertido e relaxante quando está a ser construído e também pode ser terapêutico!

Vem aprender esta forma diferente de tecer!

×

Assistente Social de formação, trabalhou durante 5 anos na área de promoção e formação de crianças e jovens. Desde cedo que despertou para o mundo Holístico mas só em 2013 é que encontrou o seu propósito. Desde aí, tem estado em busca de conhecimento, realizando formações em diferentes áreas terapêuticas e de desenvolvimento humano.
É neste seguimento que te traz este Concerto meditativo com taças tibetanas – Sons do Coração. Com ele pretende proporcionar um momento de bem-estar todos os seus participantes, assim como o aumento da sua concentração, um maior domínio para enfrentar as adversidades, uma energização dos chacras, atingindo assim um estado de relaxamento profundo.
Iremos fazer uma Meditação ao som das Taças Tibetanas e o convite é que coloques a tua intenção e assim enviar amor ao próximo.

×

Ana Filipa Antunes, nascida em Faro a 28 de novembro de 1980, é mestre em Ensino da Dança, Instrutora Online Certificada e Treinadora de Bem-Estar. Após 19 anos dedicada ao ensino da dança no Ensino Artístico Especializado, criou a marca Ana Bailarina®. Através de programas exclusivos, através de uma metodologia única e especialmente criada para corpos adultos, a missão da Ana Bailarina® é transformar mulheres, tornando-as a melhor versão de si mesmas. Este projeto surgiu da vontade de concretizar o sonho de poder dar a oportunidade a todas as mulheres, com ou sem experiência, de terem aulas através de uma metodologia muito aproximada do que é a técnica de dança clássica (ballet) e de cuidar delas próprias em qualquer sítio e em qualquer lugar. Dar-lhes a possibilidade de poderem ter as suas aulas de Ballet Fit Online especialmente desenhadas para corpos adultos. O que é o Ballet Fit Online? É uma aula online que combina os fundamentos de uma aula de Técnica de Dança Clássica (ballet) com treino de força, tonificação, postura e alongamento.

×

O meu nome é Lícia e a minha área de formação é Exercício Físico. Sou instrutora de pilates e funcional em ginásios e online. Na aula de funcional, iremos fazer um treino completo apenas com o peso corporal, com foco no reforço muscular e mobilidade.

×

Olá, o meu nome é Joana Cabecinha e sou apaixonada por desporto desde que me lembro. Nos últimos 4 anos tenho-me dedicado muito ao kickboxing, começando a entrar em competições amadoras, 1 ano depois de ter começado. Desde o início que pratico esta modalidade na academia kolmachine que posso hoje chamar de segunda casa. Mais recentemente passei de praticante e atleta federada também a treinadora.
Esta modalidade é mais do que uma forma de libertar energia e stress. O kickboxing molda-nos enquanto pessoas e ensina-nos a reagir a determinadas situações de forma ponderada, consciente e mais calma. Para além de todos os benefícios de saúde físicos e mentais associados ao kickboxing, fui criando ligações muito fortes com os treinadores da academia e com todas as pessoas que conheci através deste desporto.
Por todas estas razões aconselho a todos a praticarem este desporto. Antes de formarem a vossa opinião, experimentem e sintam na pele o que vos estou a descrever.
Guardem 1 hora do vosso dia e juntem-se a mim para fazermos juntos um treino! No final vão ter tempo para colocarem as vossas perguntas e falarmos um bocadinho sobre mim e sobre vocês.
Bora?

02.12.2020 | 21h

Workshop
“Life’s Peanuts”

Joana Jesus
03.12.2020 | 18h

Workshop “Vamos controlar a ansiedade”

Juliana Meira
03.12.2020 | 21h

Oficina
“Mapa dos Sonhos”

Liliana Ribeiro
04.12.2020 | 18h30

Workshop
“Consumo Consciente”

Luana Sarinho
04.12.2020 | 21h

Workshop
“Storytelling”

Joana Reis
×

Licenciada em Marketing, chegou a ter 5 trabalhos ao mesmo tempo para pagar o curso. Já viajou por 25 países, 9 dos quais completamente sozinha. Rica de espírito e o dinheiro, para si, não é um problema. Criou a página de instagram @peanut.pt porque quis partilhar com o mundo, que todos conseguimos viver o máximo possível, poupando o máximo possível também! Viver PEANUTS é fazer escolhas melhores, é alcançar a felicidade nas pequenas coisas da vida e é sermos livres. Um workshop cheio de boa energia e com muita partilha. Um projeto que tem vindo a crescer graças à união entre a poupança e a criatividade. PEANUTS prova que nem tudo nesta vida passa pelo dinheiro e que o truque de realizar os nossos sonhos está em mudar alguns dos nossos hábitos. Life’s PEANUTS, descobre como a simplicidade é o caminho.

×

Juliana Gonçalves Meira, Psicóloga de formação, Mãe de coração e uma série de outros papéis sociais que, à semelhança de qualquer pessoa, desempenho no meu dia-a-dia. Trabalhei durante 16 anos em áreas de atendimento ao cliente e trabalhei para poder estudar e desempenhar o trabalho que desempenho hoje. Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde, Licenciada em Psicologia, Membro Efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Cédula Profissional nº: 24676, Coach Certificada.

Sobre o workshop: Sabias que é possível controlar os teus pensamentos?
Pois tu és o dono da tua mente. O acumular de pensamentos gera desorganização mental, desencadeando stress e ansiedade. Podemos realizar uma limpeza mental dos pensamentos negativos e destrutivos, que nos proporcione acalmar a mente e dar limites, para proteção psíquica, facilitando uma psicohigiene. O nosso maior inimigo está dentro de nossa mente, e leva-nos a sabotar, a pensar desorganizadamente e assim causando doenças físicas e emocionais. O que caracteriza a perturbação de ansiedade? Como saber quando a ansiedade normal ultrapassa os limites e pode ser considerada uma perturbação? Quais são os sintomas de ansiedade? Como controlar a ansiedade? Vamos explorar algumas estratégias!

×

Viciada em felicidade a tempo inteiro e mestre em arquitetura, mas, nem por isso, apenas me considero arquiteta. Acredito que a alegria é a coisa mais séria da vida e não há nada que mais potencie este lema do que as pessoas com as quais me cruzo no meio dos dias com um sem fim de projetos. Resultado desta paixão por pessoas e viagens, parti, em missão, por três vezes para Cabo Verde e São Tomé. Em S. Tomé senti-me em casa e, isso, deu-me um propósito. Regressei a Portugal com um plano para ajudar a transformar o mundo, sorriso a sorriso. Nascia, então, pela minha mão, a Missão Tomé. Estás a ler isto e provavelmente está a rir e a fazer listas de sonhos e objetivos. Por falar em listas e objetivos, já pensaste nos teus sonhos com a determinação de quem não se perde no caminho para os alcançar? Consegues imaginar quem queres ser e onde queres estar nos próximos anos? O desafio está lançado. Junta-te a mim na oficina “Mapa dos Sonhos”.

×

Chamo-me Luana Sarinho, tenho 23 anos e encontro-me a terminar o mestrado em engenharia do ambiente. Em 2018, fiz o meu primeiro voluntariado internacional e, desde então, percebi que juntar a área ambiental ao voluntariado era possível e que podia sensibilizar as pessoas, dando pequenas dicas ambientais que podem adotar no dia-a-dia. É isso que quero transmitir com este workshop sobre “Consumo Consciente”. Se há gestos simples e práticos que nos ajudam a melhorar o ambiente porque não fazê-los? Porque não aprender mais sobre eles para deixar uma pegada mais verde neste mundo?

×

Joana Braga dos Reis é licenciada em Tradução pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e frequenta o mestrado em Ensino de Inglês no Ensino Básico no Instituto de Educação na Universidade de Lisboa. É formada em Inglês, Francês, Árabe, Língua gestual portuguesa e interpretação. Ao longo do seu percurso profissional, já colaborou como escritora para o segmento Pitágoras da revista Visão Júnior, organizou e apresentou várias conferências anuais destinadas a pais e filhos, no ISCTE. É professora e tem estado envolvida, no papel de coordenadora em vários projetos europeus e na tradução e adaptação de diversos livros infantis. Há muito que a hora do conto é um momento que está enraizado na rotina escolar das crianças do 1º CEB. No entanto, mais do que um momento de apreciação da leitura, este pode e deve ser aproveitado como a ferramenta poderosa que é para a transmissão de valores, conteúdos e conceitos das diferentes áreas do saber. Tendo isto em vista, vamos explorar as potencialidades e as ferramentas existentes para o Storytelling e perceber de que forma é que podem ser aproveitadas para a concretização dos objetivos de aprendizagem estabelecidos. No final, os participantes serão, ainda, desafiados a aplicar as questões debatidas, através da construção coletiva de um exercício simples de Storytelling.

O teu donativo é importante

A pandemia veio desafiar muitas instituições e organizações sociais. Desde Março, a Para Onde? tem vindo a assistir ao comprometimento da sua continuidade e sustentabilidade financeira. Passámos para uma estrutura voluntária e, por isso, precisamos do teu apoio para garantir que teremos os recursos necessários, quando pudermos retomar os projetos locais e internacionais.

Assim, ao inscreveres-te nas atividades, pedimos um pequeno donativo, para que nos ajudes a manter a nossa missão:
1 atividade = 5€
3 atividades = 10€
5 atividades = 20€

Os donativos financeiros poderão ser feitos por MBWay ou transferência bancária:

MBWay: 936 742 647

Transferência bancária:
Nome: Associação Para Onde?
IBAN: PT50 0018 203203469506020 81

Recordamos que a Para Onde? não tem qualquer tipo de financiamento público ou privado, por isso dependemos exclusivamente da tua generosidade.

Participa na nossa recolha em géneros
Lisboa, Porto, e Algarve

Consulta aqui a lista dos bens necessários para cada uma destas instituições