Programas

 

O “Para Onde?” oferece vários programas de voluntariado de longa duração, começando geralmente com o compromisso mínimo de 1 mês e máximo de 6 meses ou 1 ano. De qualquer forma, tem em conta que o compromisso mínimo e máximo depende de cada projeto, por isso é preciso tê-lo em atenção e verificar se é possível conjugar com a tua disponibilidade. Quanto à idade, normalmente a idade mínima é 18 anos, embora haja alguns projetos que exigem 20. Não existe idade máxima, o mais importante é ter motivação.
bicicleta
programas-longa-duracao
Logística

Ao contrário dos campos de voluntariado, nestes projetos não é necessário estar em grupo. Em alguns casos não serás o único voluntário estrangeiro, noutros sim. Se realmente não queres estar sozinho, entra em contacto connosco para que te possamos dar algumas sugestões. Tem em conta que estarás sempre acompanhado pelos trabalhadores dos projetos que te acolhem e que se incentiva o máximo contacto com a comunidade local. Nunca estarás verdadeiramente isolado, isso podemos garantir!
Normalmente os voluntários trabalham entre 5 a 7 horas por dia, mas tudo será acordado com o projeto que te acolhe no dia da chegada.

A procura

Onde podes ver os projetos de longa duração disponíveis? Em baixo, poderás verificar os nossos projetos de longa duração em países de língua Portuguesa e outros. Para teres mais informações sobre cada um, clica em “Sabe +”.

Também poderás considerar esta lista dos projetos de longa duração da rede SCI. Ao carregar em cada um (“details”), terás a informação básica. No entanto, para leres todos os detalhes (o que é essencial), terás de carregar em “Full description”. No documento PDF que abre automaticamente, terás informações sobre o contexto do projeto, duração mínima e máxima do voluntariado, tarefas, requisitos, detalhes sobre o alojamento e refeições, visto e seguro.

Vai ao separador “Candidaturas” para entenderes como te candidatar a qualquer projeto de voluntariado de longa duração.

Escolhe o programa para ti

Dedica bastante tempo a ler toda a descrição dos projetos. Tendo em conta que vais dedicar um período mais longo a esta experiência, é necessário que realmente tenhas noção do que vais fazer, em que condições vais ficar, com quem te vais relacionar, em que tipo de lugar vais viver, como te podes ocupar nos tempos livres, etc. Tudo isto é importante se vais fazer um investimento de tempo e dinheiro. Nós queremos que tenhas a experiência mais valiosa possível e faremos tudo para que isso aconteça, mas depende muito de ti também. Dedica-te a esta fase inicial, explora todas as hipóteses e, claro, calcula o orçamento final. Poderás calcular os custos com a informação que te damos em baixo.

O contexto é importante! Imaginas-te mais numa aldeia ou numa cidade? Numa área litoral ou rural? Ambiente quente ou frio? Choques culturais por vezes são bem-vindos para que possas aprender com isso, mas se realmente não te sentes confortável num determinado contexto, terás de ter isso em conta na altura de escolher o projeto. Pesquisa também sobre o lugar e país para onde vais porque no teu tempo livre poderás explorar as redondezas. Ao chegar ao projeto, a associação que te vai receber vai orientar-te e dar-te todas as informações necessárias de segurança, cultura, transportes ou caminhos essenciais.

Um programa de voluntariado de longa duração dar-te-á a oportunidade de aprender, explorar, absorver, conhecer infinitas coisas. Se sentes que ainda não estás pronto para avançar com uma experiência de mais de um mês, começa por um campo de voluntariado. Se já te informaste o suficiente e te sentes seguro, vai em frente! A formação obrigatória antes da partida e o apoio da organização de acolhimento vão fornecer-te toda a preparação básica. Muitos aspetos são imprevisíveis, mas isso é a magia das surpresas que te estão reservadas!

Lê como fazer a tua Candidatura aqui.

programas-longa-duracao

Custos

PROGRAMAS NA EUROPA

INSCRIÇÃO E FORMAÇÃO: 80€
ALOJAMENTO E REFEIÇÕES: Oferecidas pela organização de acolhimento. Em alguns casos, oferecem também ajudas de custos.
SEGURO: Temos disponível um seguro do SCI, mais adequado ao voluntariado internacional e mais económico. Contacta-nos para mais informações.
RESTANTE: Viagens internacionais e locais, vistos (se necessário), vacinas e medicamentos (se necessário) a cargo d@ voluntári@

PROGRAMAS FORA DA EUROPA:

INSCRIÇÃO E FORMAÇÃO: 80€
ALOJAMENTO E REFEIÇÕES: A maioria dos países não-europeus requerem uma taxa mensal que cobre as despesas com alojamento e refeições. Não podem oferecer porque não têm ainda capacidade económica suficiente. Os custos de cada projeto estão bem explícitos nas secções individuais.
SEGURO: Seguro da rede SCI disponível para alguns projetos. Para os projetos em baixo, fazer o orçamento com uma seguradora ou agência de viagens.
RESTANTE: Viagens internacionais e locais, vistos (se necessário), vacinas e medicamentos (se necessário) a cargo d@ voluntári@

Os nossos programas

Países de Língua Portuguesa

Outros Países