A experiência da Mariana em Arraial d’Ajuda, Brasil

A ida para Arraial D’Ajuda foi um sonho concretizado e não podia ter corrido melhor!

Escolhi Arraial D’Ajuda, pois seria a primeira vez iria viajar sozinha, para outro país e iria estar um mês longe de casa e de tudo o que conhecia, e pelas minhas pesquisas e pelo que ouvia dizer de quem já lá tinha estado, era um lugar simpático, de boa gente, cheio de cor, lindas praias e boa comida. Pareceu-me perfeito para a minha aventura. E foi!

Encontrei assim a Associação com quem fui trabalhar, que me surpreendeu pela sua organização, valores, educação e amor que transmite às cerca de 150 crianças que acolhe diariamente e que me acolheu também a mim, como se ali pertencesse desde sempre. Fiz amigos que sei que são para a vida.

O lema da Associação é algo que se respira diariamente e que se entranha em nós para sempre: “Gentileza gera gentileza. Amor gera amor. Harmonia gera harmonia”.

Todos os meses é escolhido um tema para ser falado, estudado e apresentado. Durante o mês em que estive lá, o tema era “Trabalho” e todas as crianças sonharam com a profissão que gostariam de ter, pesquisaram, com ajuda das educadoras e voluntárias, sobre várias profissões e no final, fizeram uma exposição a fazer lembrar uma Futurália dos pequeninos.

Não há um dia em que não pense no que ali vivi. Sim foi só um mês mas senti que estava em casa, que pertencia aquele lugar. Espero puder voltar lá e reencontrar todas aquelas pessoas que contribuíram para o meu crescimento e realização pessoal e que fazem agora parte de mim. Sem dúvida que foi a melhor experiência da minha vida e parece cliché mas faz todo o sentido dizer que se ganha muito mais do que o que se dá em fazer voluntariado.