A experiência da Joana na Indonésia

No projecto Street Literacy, na Indonésia, fomos catapultados para uma realidade paralela: crianças brincam na rua, entregues umas às outras, enquanto os pais tentam ganhar sustento a trabalhar no mercado. Algumas não têm possibilidades de ir à escola.

Foi para elas que o projecto nasceu, para as incentivarmos a investirem nos estudos e a terem sonhos para o futuro. No fim, também a comunidade e as crianças que iam à escola acabaram por se envolver no projecto e aprendemos mais todos juntos. Os voluntários locais, com quem vivemos na ilha, são eles mesmos defensores da liberdade e activistas. Não poderíamos ter tido mais sorte com todas as pessoas com quem nos cruzámos durante estas duas semanas.

O facto de Ternate ser uma ilha pequena, longe de pontos turísticos, ajudou a que nos sentíssemos acolhidos e permitiu-nos focar a 100%. As paisagens lindíssimas também ajudaram. Para quem estiver a pensar fazer parte deste projecto no futuro, recomendo que descartem todas as expectativas e estejam prontos para se adaptarem ao que surgir, que pode ser maravilhoso.