Isabel e Inês, Espanha 🇪🇸

Hola, que tal? Bem, vamos contar-vos a nossa experiência em Tarragona, Espanha. Antes de mais, o nosso nome é Inês e Isabel.

Tudo começou porque eu, Isabel, chateei a Inês para fazer voluntariado internacional. Esta ideia adveio de uma amiga que fez voluntariado através da Para Onde?. Felizmente ela adorou a ideia e lá fomos nós conhecer o desconhecido. O nosso campo de voluntariado consistiu num festival “La iMAGInada”, onde ajudámos na organização do mesmo. Vamos ser sinceras, inicialmente, não querendo desfazer o propósito do campo de voluntariado, estávamos um pouco reticentes, não se tratava de ajuda humanitária. Mas, decidimos viver esta aventura, sendo que foi o nosso primeiro campo de voluntariado.

Tudo mudou a partir do momento em que conhecemos os restantes voluntários internacionais, a organização e a forma como aquelas pessoas viviam para aquele festival. Um festival completamente diferente do que estávamos habituadas, onde a cultura dança com a diversidade e o convívio entre as pessoas. Um local seguro para famílias, amigos e desconhecidos, com espaço para adultos, crianças e idosos, onde toda a gente desinibia-se de qualquer preconceito.

No início foi difícil a adaptação ao ambiente desconhecido longe de casa, que desapareceu a partir do momento em que todos nos começámos a conhecer melhor. A experiência de convivermos com pessoas desconhecidas com hábitos e culturas completamente diferentes não foi, de todo, um obstáculo, tínhamos um grupo muito acolhedor, divertido e todos nos demos muito bem.

A organização do festival foi espetacular connosco, pessoas humildes que estavam sempre preocupadas com o nosso bem estar. O calor era muito, o trabalho também, mas tudo recompensou a partir do momento em que vimos tudo pronto para o festival. Foi um enorme orgulho ver as pessoas a elogiar o nosso trabalho como equipa! Nos dias do festival ajudámos no bar, na cantina, com as crianças, e a montar e desmontar os fóruns onde existiam workshops durante o dia.

Os Camp Leaders foram bastante prestáveis connosco, tudo o que decidiam pediam-nos a opinião e estavam sempre prontos a ajudar caso nós precisássemos de alguma coisa.

Por outro lado também foi espetacular o facto de termos tido tempo livre para ir à praia, passear pelas ruas lindíssimas de Tarragona e termos tido direito a uma visita pelos pontos turísticos da cidade.

Resumindo, valeu muito a pena! Temos a certeza que nunca nos iremos esquecer de cada um deles e da primeira grande experiência de voluntariado das nossas vidas.