Daniela, Santo Antão 🇨🇻

Não é fácil transmitir por palavras, sentimentos e emoções que são quase inexplicáveis e que foram vividos nesta experiência tão enriquecedora e gratificante. Saí de Santo Antão, mas Santo Antão não saiu de mim. Levo muito desse lugar especial, feito de pessoas fantásticas e beleza natural, mas também espero ter deixado lá um pouco de mim.
É o que acontece quando um lugar especial se torna parte de nós…

O tempo passa sempre demasiado depressa e as duas semanas que estive em Porto Novo voaram! O trabalho desenvolvido no espaço jovem com as crianças e adolescentes é desafiante e de grande importância para a comunidade desta faixa etária. Neste lugar são realizadas diversas atividades que visam contribuir para a formação de bons cidadãos e jovens mais conscientes, bem como atividades que proporcionam desafogo de dificuldades emocionais e sentimentos agressivos, fortalecendo sentimentos positivos.

Por outro lado, o trabalho no centro de dia com os idosos é igualmente gratificante, impossível de não gostar e de não esperar ansiosamente por lhes dar os bons dias, todas as manhãs. As dinâmicas desenvolvidas abrangem várias áreas, desde o estímulo físico (dança, ginástica, etc.) ao intelectual/emocional (memória, concentração, meditação, sentimentos, etc.). Na verdade, é importante proporcionar momentos de convivência, lazer e alegria, pois estas pessoas ainda estão cheias de vida e têm muito que viver e divertir-se… “a vida é p’ra viver”… 

O meu coração já está apertadinho por esta maravilhosa experiência chegar ao fim mas, em simultâneo, está mais rico e grato por tudo o que vivi, senti, ensinei e aprendi! OBRIGADA a todos os que fizeram parte desta aventura. Que a alegria de ser, de existir, de viver, seja sempre o melhor caminho!