A experiência da Catarina na Alemanha

Duas semanas que passaram a correr! Nunca teria imaginado ou conseguido sonhar o mundo novo que encontrei quando cheguei. Tive a oportunidade de participar no workcamp “system change not climate change” em Coburg, Alemanha.

Sem dúvida uma das melhores experiências que podia ter tido! Pela primeira vez que viajei e não me senti uma turista mas sim parte de uma realidade e do quotidiano de alguém, possibilitando-me estar perto dos moradores e aprender os seus costumes e hábitos.

Éramos 14 voluntários de 10 nacionalidades diferentes juntos numa casa a dormir, a cozinhar, a trabalhar e a passar tempo juntos como nunca tinha visto. Todos tão diferentes mas com um propósito em comum que fizeram com que a experiência resulta-se na perfeição.

O tempo no workcamp foi dividido em tempo passado no jardim comunitário -Unser bunter Garten- onde ajudámos a completar uma casa para ferramentas (com outros usos) e a construir uma cerca de origem.

Depois tínhamos a parte dos estudos, onde realizámos workshops e discutíamos sobre temas variados de ecologia e sustentabilidade. No tempo livre tivemos oportunidade de visitar a cidade e redondezas bem como ir a outras cidades que estavam a desenvolver projectos semelhantes ao nosso (“transition-Town”) em Bamberg e a Bedheim.

Adorava poder pedir ao tempo que voltasse atrás e me deixasse recordar o que vivi nesta família, os segredos que partilhámos e as histórias que trocámos. Só eles sabem o quanto vivemos nestas duas semanas, o encanto de tudo que nos rodeava, o brilho do nosso trabalho e os luares que partilhámos, certamente levarei sempre comigo esta memória.