António, São Vicente 🇨🇻

Fazer voluntariado é algo que passa pela cabeça de muita gente, sim, certo e sabido que muita gente já pensou, pelo menos uma vez na vida, nessa hipótese; todavia, passar da teoria à prática vai uma distância grande. Esse caminho grande deve ser percorrido individualmente, por cada um, e, na altura certa, a oportunidade há de aparecer. A mim aparece-me a Para Onde. Depois, apareceu-me a cidade do Mindelo em Cabo Verde.

A experiência em si, a minha, claro está, porque cada um tem uma visão distinta de uma mesma situação, foi maravilhosa. É verdade, começou ainda antes de sair de Lisboa e só acabou quando aterrei, passados mais de dois meses, outra vez, em Lisboa. Este tipo de aventuras tem um bocadinho de tudo e, é precisamente nesses pequenos bocados, que está o sumo da situação equacionada à posteriori, de uma forma geral. Desde os dias sem água (poucos), aos dias sem gás (dois dias), passando pelas crianças, os centros de apoio escolar, o Frei, os muitos amigos que por lá fiz, tudo, mas mesmo tudo, são parte integrante deste meu voluntariado.

Aprendemos nas situações menos expectáveis e foi essa a grande lição que daqui levei. Quem tiver a oportunidade de ir, vá! Vá, porque da vida pouco levamos, e são experiências destas que nos fazem mais humanos e mais conhecedores de nós mesmos e das nossas capacidades.

Se houve maus momentos ? Claro que houve, mas quando é que não os há; digo, houve e ainda bem que os houve, porque foi aí, precisamente, que o aprendizado foi maior. Aprendi com crianças de 10 anos, aprendi com pessoas mais idosas, aprendi com pessoas da minha idade e, sobretudo, aprendi com um povo que não precisa de muito para sorrir.

Nunca me vou esquecer do que por lá passei e dos amigos que por lá fiz, isso é certo. E já sabem, depois do primeiro voluntariado, a probabilidade de lá sair com vontade redobrada para fazer um segundo, é muito, mas mesmo muito grande. Obrigado a todos aqueles que fizeram parte destes dois meses que voaram, por um lado, e que se arrastaram, no sentido positivo, por outro.