A experiência da Andreia em Arraial d’Ajuda

Ainda recordo o momento em que cheguei a Arraial D’Ajuda e aguardava ansiosamente na Praça da Igreja a chegada de uma das responsáveis. Eu estava prestes a realizar um sonho da minha vida. Tudo parecia surreal e a minha mente estava invadida por um sem fim de pensamentos, dúvidas e medos que depressa se extinguiram no momento em que entrei na Associação Filhos do Céu e que conheci todas as pessoas maravilhosas que diariamente dão um pouco de si para manter esta Associação erguida e cuidar destas 150 crianças.

Torna-se difícil descrever por palavras aquilo que vivi durante o mês que estive nesta Associação. O carinho com que fui recebida, as oportunidades de aprendizagem, de crescimento e de desenvolvimento que tive, os valores que são transmitidos, as amizades que são feitas, o amor que se recebe da equipa e das crianças… Só sei que parti para Arraial D’Ajuda com a intenção de dar um pouco de mim e de alguma forma contribuir para esta Associação, a sua equipa e as suas crianças, no entanto regressei a Portugal com a sensação de que trouxe muito mais comigo com que levei e de que ultrapassei todas as expectativas…

A equipa da Associação Filhos do Céu tem uma missão: educar e ensinar as suas crianças com base em valores como o respeito, o amor, a amizade, a entreajuda, o carinho, a gentileza, a humildade… Ao mesmo tempo que os prepara para a vida na sociedade e os empodera para a transformação e para a mudança que a sociedade e o mundo tanto precisam.

Todos os meses a Associação desenvolve e foca-se num tema que explora com as crianças. Posso dizer que fui uma privilegiada durante o mês em que estive presente nesta Associação, já que o tema de Outubro, em homenagem ao dia da criança que se realiza neste mês, seria a CRIANÇA. Para além do tema do mês, que é explorado e desenvolvido através de diferentes atividades e abordagens, a associação desenvolve em simultâneo com as crianças atividades como a Capoeira e a acrobacia aérea em tecido. Tem ainda um dia dedicado ao apoio e reforço escolar e um dia em que realiza a roda do diálogo, onde todos se reúnem em roda, professores e crianças, com o objetivo da partilha e do crescimento conjunto.

Um mês que que foi vivido tão intensamente e que passou num segundo… Comigo veio um bocadinho de todas as pessoas que conheci e todos os momentos que vivi e fica a saudade e o desejo de um dia voltar…

Ter a oportunidade de passar por Arraial D’Ajuda e pela Associação Filhos do Céu, é ter uma oportunidade para crescer, para conhecer outra realidade, para mudar perspetivas e para compreender que a vida pode ser tão simples e tão cheia de paz, harmonia e tranquilidade. O truque? Simplesmente ser, viver e aceitar tudo aquilo que somos e tudo aquilo que temos…