A experiência da Ana Sofia na Finlândia

Passou um mês desde que regressei do meu campo de voluntariado em Helsínquia, na Finlândia. O desafio começou mesmo antes de partir: o nervosismo de viajar sozinha pela primeira vez, de estar num país diferente, de não conhecer os outros voluntários… Todos estes “medos” foram dissipados assim que entrei no avião e me apercebi que não poderia ter tomado uma melhor decisão – ir, arriscar. Ao chegar, senti como se fossemos parte de uma família, onde todos partilhávamos, bem, tudo!

O nosso campo (“Food not Bombs”) consistia na promoção da paz mundial através da reutilização de “waste food” que recolhíamos de supermercados todas as manhãs, cozinhávamos e distribuíamos gratuitamente em eventos organizados por toda a cidade. Surpreendeu-me a realidade que não esperava, tanta gente à espera de comida, tanta gente com necessidade de receber uma refeição gratuita. Os nossos eventos chegaram a alimentar 200 pessoas! Aliado a isto, pude ainda participar em movimentos de apoio a refugiados que decorriam pela cidade. Para além de tudo, restou ainda muito tempo para explorar a cidade e conhecer sítios incríveis! Esta experiência mudou-me: a minha forma de encarar o mundo, de lidar com situações inesperadas e de me adaptar a elas, de me relacionar com pessoas completamente diferentes… A caixa de boas memórias transborda!

O apoio e entusiasmo​​​​ que senti por parte da “Para Onde?” durante todo o processo fez-me sentir confortável e com ainda mais vontade de viajar e conhecer o Mundo dando um bocadinho de mim e contribuindo para o transformar num lugar melhor! Espero ansiosamente pela próxima aventura! Obrigada por tudo!